segunda-feira, 10 de maio de 2010

O QUE É HIPERTEXTO

Segundo Wikipédia, hipertexto é um texto em formato digital, que nos trás, além de sua informação central, informações complementares que nos são dadas através de blocos de texto, palavras, imagens ou sons, chamados de links.
Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.
Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura.
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Ao trabalhar com um texto navegável, senti o medo de não saber organizar tanta informação dada, imaginei se meus alunos ao likarem uma ou mais informações um determinado texto, saberia relacionar essa nova informação à informação inicial e ainda produzir um novo texto seguindo uma certa linha de raciocícnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário